sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bento que bento é frade!
















A escolha da atividade foi com base, principalmente, na nossa infância onde tanto a Joyce e Valdirene (um pouquinho mais velhas do que a Kamila), brincavam bastante na rua com os meninos do bairro, porém em momento históricos diferente.

Essa brincadeira é realizada ao ar livre principalmente (campo aberto; na praça do bairro; etc.), com um número de participante livre, composto do Mestre - que vai determinar as ordens que os outros membros terão que executar. Deve conter também o Saco do Tesouro (geralmente era uma sacola de plástico velha).

Bento... Bento... Frade!
Frade!
Na boca do forno!
Forno!
Faz o que o mestre manda?
Fazemos!
Carreirinha... Carreirinha... Pegar: (o mestre solicitava algum objeto – Um pedaço de graveto!)
            

O restante do grupo deverá sair em busca do objeto e entrega-lo ao mestre. A última criança que assim fizer será "repreendida na frente de todos com uma punição", estica a mão e o mestre pergunta: Quente ou frio?! Conforme a resposta o mestre aplica a punição: Quente (tapa na mão forte) e o Frio (tapa na mão fraca).
            
Assim continua a brincadeira, que é pegar o que o mestre pediu. Ao final, o mestre manda todos fecharem os olhos - e a sacola do tesouro (objetos) será escondida, para alguém encontrá-la,  e assim, será o novo Mestre.

O grupo também realizou uma pesquisa sobre essa brincadeira, e a grande surpresa é que uma grande escritora brasileira Ana Maria Machado, com 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos, fez uma adaptação dessa brincadeira para o teatro.


Essa foi a versão encontrada na pesquisa, Bento que Bento é o Frade, originalmente foi escrito como uma peça infantil chamada No País dos Preguetés, ganhadora do curso de dramaturgia infantil do Teatro Guairá.

Bento que Bento é o Frade 
Uma turminha muita animada começa a brincar, mas a menina Nita não se conforma em fazer sempre igual. Alguém manda e os outros obedecem, porque tem que ser sempre assim? E porque não fazer o comum diferente? É em busca dessas respostas que a menina Nita parte para uma bonita aventura. Sua adaptação literária foi o primeiro livro infantil de Ana Maria Machado a ser publicado, em 1977,pela editora Abril.
Em 1979, a peça No País dos Preguetés foi encenada no Rio de Janeiro, com Sônia Braga no papel de Nita.
Bento que Bento é o Frade
Bento que bento é o frade!
Frade!
Na boca do forno!
Forno!
Cozinhando um bolo!
Bolo!
Fareis tudo que o seu mestre mandar?
Faremos todos!

Referência:

 www.anamariamachado.com; Acessado: dia 26 de junho de 2014 às 23h

Autoria: Joyce Santos Silva, Kamila Silva Pereira e Valdirene Aparecida da Silva, Turma 6308A, data: 27/06/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário